O escritório OPEN Architecture divulgou uma nova série de fotos do processo de construção do Pingshan Performing Arts Center em Shenzhen, China. O projeto foi inicialmente anunciado em 2015 como o primeiro teatro planejado para a recém-desenvolvida área de Pingshan. Com sua volumetria totalmente formada e revestida com painéis de alumínio, o Centro de Artes Cênicas deverá ser inaugurado até o final deste ano, tornando-se um dos espaços culturais mais aguardados da cidade.
Um volume cúbico simples à primeira vista, o Centro de Artes Cênicas Pingshan desafia as “práticas arquitetônicas comuns” em uma China orientada para o mercado, dizem os arquitetos, onde as cidades têm muitos espaços monótonos designados para uma única função, e edifícios com "aparências formais exageradas... muito distantes do público e da vida urbana". Para romper com essas convenções, o OPEN Architecture buscou otimizar a conexão entre a arquitetura e o público, incorporando uma variedade de espaços funcionais dentro do centro cultural.
Localizado em um terreno compacto de 23.542 metros quadrados, o edifício conta com duas amplas praças ao ar livre e abriga uma sala de concertos com capacidade para 1200 pessoas, além de um teatro caixa-preta, salas de ensaio, instalações educacionais, restaurantes e cafés. O exterior é pontuado por janelas retangulares e volumes extrudados para garantir iluminação e ventilação nesses espaços periféricos. A fachada é projetada com painéis perfurados de alumínio com seção em V e revestimento de alumínio colorido.
A construção do Centro de Artes Cênicas Pingshan tem conclusão prevista para o fim deste ano.
Via OPEN Architecture.